16 coisas que não sabia que tinham prazo de validade

Há algumas coisas que não sabia que tinham prazo de validade, mas que deve ter em atenção, podem estar a prejudicar a sua saúde.
23 jan 2018 min de leitura

Há algumas coisas que não sabia que tinham prazo de validade, mas que deve ter em atenção, podem estar a prejudicar a sua saúde.

Se em elementos como o leite, os iogurtes ou outros produtos alimentares já estamos habituados a consultar e verificar o prazo de validade, a verdade é que há outros acessórios domésticos que já estão provavelmente fora de prazo e que ainda temos em casa.


VERIFIQUE O PRAZO DE VALIDADE DESTES 16 Acessórios

 

NO QUARTO


Almofadas - 2 a 3 anos
As almofadas de qualquer tipo acumulam ácaros e acabam por ficar deformadas, o que pode provocar dores no pescoço e mau estar generalizado.

Chinelos - 6 meses
Os chinelos de quarto são o local ideal para a proliferação de fungos. Por isso, não se esqueça de os lavar com frequência, ou substituí-los.

 


NA CASA DE BANHO


Esponjas - até 6 meses
As esponjas, naturais ou sintéticas, que usamos para o banho podem acumular fungos e mofo, pelo que devem ser fervidas ou substituídas regularmente para evitar o aparecimento de bactérias nocivas.

Toalhas - 1 a 3 anos
As toalhas de banho podem ser o local ideal para o aparecimento de bactérias e a lavagem pode não ser o suficiente para nos livrarmos delas.

Escova dos dentes - 3 meses
Já toda a gente sabe que as escovas de dentes devem ser substituídas sempre que os pelos se tornam muito abertos, mas talvez não se lembre que é importante substituí-las sempre depois de ter estado doente.

Água oxigenada - 2 meses
Um frasco de água oxigenada perde as suas propriedades após dois meses. Mesmo fechado, o frasco não deve ser guardado por mais de um ano.

Escova do cabelo - 1 ano
As escovas de cabelo devem ser substituídas ao fim de um ano. Acumulam sujidades que podem ser prejudiciais! Além disso, devem ser limpas com cuidado todas as semanas.

Perfumes - 1 a 3 anos
Os perfumes que contêm óleos essenciais têm uma duração média de 3 anos, se estiverem fechados, ou de 2 anos se estiverem abertos. As águas de colónia aguentam até 4 anos fechadas e 2 anos se abertas.

 


NO QUARTO DO BEBÉ


Chupeta - 2 a 5 semanas
As chupetas feitas de latex devem ser substituídas a cada 5 semanas, independentemente de serem muito ou pouco usadas, pois o latex pode secar e quebrar, facilitando o aparecimento de germes.

Cadeirinhas de bebé para o carro - 6 a 10 anos
Com o tempo, o plástico e as espumas das cadeirinhas auto deterioram-se, podendo causar deformações que prejudicam a proteção do bebé. Prefira cadeirinhas auto novas e evite as usadas.
 

 


NO GUARDA VESTIDOS


Sutiã - 1 a 2 anos
Os sutiãs devem ser substituídos a cada dois anos no máximo, pois acabam por perder elasticidade, tornando-se desconfortáveis.

Sapatilhas
Os sapatos de desporto começam a perder algumas propriedades após terem percorrido cerca de 450 kms, o que prejudicará a proteção que conferem aos seus pés.
 

 


NA COZINHA


Especiarias - 1 a 3 anos
As especiarias acabam por perder o sabor com o passar do tempo. As especiarias em pó, por exemplo, têm uma prazo de validade pouco superior a 6 meses.

Farinha - 6 a 12 meses
Nunca reparou no prazo de validade da farinha? Não deve ter farinha guardada por mais de 1 ano.

 


NA DISPENSA


Extintores - 15 anos
Se nunca usou o seu extintor, lembre-se que ao fim de 15 anos ele poderá perder a sua validade. Além disso, será importante verificar regularmente se deteta alguma anomalia e proceder à sua reparação.

Desinfetantes - 3 meses
Qualquer tipo de desinfetante, de um modo geral, perde a sua eficácia ao fim de 3 meses.

Agora que já sabe quais são as 16 coisas que não sabia que tinham prazo de validade, verifique estes acessórios na sua casa e proceda à sua substituição se for caso disso. A sua saúde e a dos que o rodeiam pode estar em causa!
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.